quinta-feira, 20 de maio de 2010

18 de maio - Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao abuso e exploração Sexual infanto-juvenil



A caminhada realizada no Dia 20 de maio, alusiva à semana de combate à exploração e abuso de Crianças e Adolescentes, teve como objetivo mobilizar toda à sociedade, principalmente os estudantes de 07 a 18 anos da rede pública de ensino (municipal e estadual), sobre a importância de se discutir o tema, tendo em vista à crescente violência cometida contra esses jovens, principalmente no que se refere aos crimes de incitação à prostituição, corrupção de menores, tráfico de pessoas e pedofilia.

A caminhada mobilizou toda a cidade e durante à realização da mesma foram dados vários informes à população de como combater esses crimes, denunciando aos órgãos competentes e pedindo a cada membro da sociedade que atuasse como agente multiplicador dessa mensagem.

O evento foi organizado por a Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS, Conselho Tutelar, CRAS, PROJOVEM, PETI e Escolas (Municipais e Estaduais).

A temática abordada nas escolas teve como objetivo primordial explicar a importância do 18 de maio, relatando o caso paradigma da Jovem Araceli que, em um 18 de maio de 1977 , quando contava apenas com 8 anos, fora violentada e espancada até a morte por 4 rapazes que até hoje permanecem impunes. Assim, fora repassada aos alunos a importância do tema e, juntamente com o Conselho Tutelar, foram dadas dicas de como evitar que crianças e adolescentes sejam vítimas de redes de corrupção de menores, além do incentivo para que a qualquer indício de exploração as pessoas possam denunciar aos órgãos competentes.

Equipe responsável pela organização do Evento:

· Ana Cláudia Macena – auxiliar administrativa

· Henrique Toscano Henriques - Advogado

· Maria Dalvanira Mousinho de Araújo – educadora social

· Maria Gorett Rolim da Silva - Assistente Social

· Soraya Guilherme Cavalcanti – Psicóloga



Nenhum comentário: