quarta-feira, 3 de agosto de 2011

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa



No dia 12 de julho de 2011 foi realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos no município de Pirpirituba, que teve como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.

O evento foi realizado no Centro de Inclusão Social, localizado no Bairro Alto do Damião e contou com a presença de 50 participantes. A sociedade civil se fez presente através de 30 participantes, dos quais a grande maioria era idosa, contou com a participação dos grupos da Pastoral do Idoso, do Grupo Bom Samaritano, dos idosos atendidos no CRAS. Representando o setor público compareceram 20 pessoas, que incluiu representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Centro de Referência da Assistência Social, os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos do CREAS.

A Conferência foi dividida em cinco eixos, estes foram discutidos nos Grupos de Trabalho com a presença de facilitadores, com intuito de estimular a participação e a contribuição de todos, na elaboração das propostas para a efetivação de um envelhecimento digno no Brasil.

A palestrante e facilitadora Assistente Social do CRAS Iara Santos de Alexandria Pagano desenvolveu o tema central a que foi discutido na Conferência de forma clara, dinâmica e atraente, de modo que os idosos se sentiram estimulados a participarem e ao final apresentaram sugestões em seu próprio benefício para seguirem até a etapa Estadual.

Nenhum comentário: