segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DANDO INÍCIO A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA HOJE CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA E COLO DE ÚTERO.



Saiba mais

Principais Fatores de Proteção


Qualquer pessoa está sob o risco de desenvolver o câncer. Como a ocorrência aumenta com a idade, a maioria dos casos acontece com os mais velhos. Entretanto, o surgimento do câncer está relacionado à exposição ao risco e é nesse aspecto que cada pessoa pode contribuir para evitá-lo.

Para os tumores malignos de mama e de estômago, uma alimentação correta seria o melhor fator de proteção. Segundo Murad, dietas pobres em verduras e frutas, facilitam a proliferação de bactérias extremamente nocivas ao organismo e que acabam danificando as células. "Brócolis, couve-flor e repolho, por exemplo, possuem o chamado Indol, um grupo de substâncias ricas em vitaminas C e E e do Betacaroteno (vitamina A), que previnem o câncer".

Embora a literatura médica ainda não tenha dado o parecer definitivo sobre a influência do tipo de dieta no surgimento do câncer de mama, sabe-se que a obesidade está relacionada a ele. "Por isso, por conclusão, podemos dizer que a alimentação correta previne o câncer de mama. Mulheres que se exercitam pelo menos três vezes por semana e cuidam da alimentação têm 30% menos de chance de desenvolver a doença", diz. A má alimentação também predispõe ao câncer de intestino, endométrio, próstata e vesícula biliar.

Para Murad, as terapias de reposição hormonal também aumentam as chances de surgimento do câncer de mama, razão pela qual devem ser evitadas. Segundo ele, a terapia só deve ser feita nas mulheres que têm indicação expressa. Mesmo assim, deve haver um rastreamento para detectar lesões suspeitas, controle médico rigoroso e a realização de mamografias a cada ano.

O câncer de mama é o mais temido entre as mulheres e representa uma das principais causas de morte das mesmas nos países ocidentais.

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, sendo responsável por 90% dos casos. Combater o tabagismo é o principal desafio para evitar essa doença. Segundo Murad, os fumantes devem fazer controle periódico do pulmão. Para isso existe a tomografia em espiral, que consegue detectar a doença no início e reduzir a mortalidade.

Também existem drogas reconhecidamente ativas que podem ajudar no processo de combate ao vício. É o caso da Bupropiona que reduz o vício em 42%. O álcool também deve ser combatido porque ele potencializa o surgimento da doença.

Muitos casos de câncer de estômago poderiam ser evitados se as pessoas levassem mais em conta sinais de algum problema no organismo. Murad explica que muitas pessoas se sentem incomodadas por asias, má digestão e indisposição e acham que se trata de problemas comuns, sem maiores conseqüências. "A pessoa chega a tomar medicamentos sem procurar o médico. O remédio, muitas vezes, acaba cicatrizando uma úlcera maligna, a pessoa considera que sarou e a doença avança", orienta. Por isso, Murad recomenda que, para qualquer desarranjo que persistir por mais de 15 dias, deve-se fazer uma endoscopia. A segunda medida é receber antibiótico para matar a bactéria.

O câncer de próstata representa um sério problema de saúde pública, em função de suas altas taxas de incidência e de mortalidade. A principal causa da mortalidade é o diagnóstico tardio, que favorece a invasão e a disseminação rápida para outros órgãos.

O exame periódico com o toque retal ainda é a melhor maneira de prevenir ou detectar precocemente o câncer de próstata. A partir dos 45 anos de idade, o homem deve fazer o exame regularmente. Nesse exame são avaliados a próstata, o reto e o intestino. Segundo Murad, cerca de 22% dos cânceres de intestino podem ser alcançados pelo dedo e detectados mais cedo com o toque retal.

O câncer de colo do útero é o segundo mais comum na população feminina, só sendo superado pelo de mama. Provocado principalmente pela presença do vírus HPV, que é sexualmente transmissível, a prevenção desse tipo de câncer está intimamente ligada à prática do sexo seguro. O rastreamento através de exame preventivo também é fundamental.

"Entre as primeiras lesões e o desenvolvimento do câncer propriamente dito, muitas vezes decorrem até 12 anos. Por isso, o exame ginecológico e o papanicolau são tão importantes", ressalta Murad. Os exames devem começar com o início da vida sexual.

Entretanto, como existe um tipo de câncer de colo de útero que não está relacionado ao HPV, mesmo as mulheres que não têm relação sexual têm que fazer o exame.

Nenhum comentário: