sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PIRPIRITUBA: TERRA DA ESPERANÇA

Quando ouvíamos o nome de nossa terra pronunciado em rádios, comentários nas ruas, em outros municípios, ou até fora do nosso estado era vergonhoso dizer-se pirpiritubense.

Nossa história de luta pela emancipação, o reconhecimento do nosso município, antes distrito de Guarabira, a gloriosa Pirpirituba de outrora, com seu cinema, com seu Clube, suas festas tradicionais, foram ficando apenas na memória dos nossos pais e avôs.

Parecia que o presente estava atrasado, pois para os antigos moradores da Pirpirituba do passado era bem melhor no inicio de sua fundação à os sucessores anos que viriam manchar a imagem e moral dos nossos munícipes.

O tempo passou lento, varias coisas foram feitas, é de se elogiar, porém foram feitos o básico, o necessário para um entendimento de cidade.

Com o passado foi ficando nossas festas tradicionais, nosso cinema, nosso clube. Pirpirituba regredia enquanto os municípios ciclo vizinhos acompanhavam a evolução de suas raízes.

Pirpirituba terra do quê? A resposta a essa pergunta foi dado de maneira lamentável, injusta e tímida.

A Pirpirituba de outrora se foi, agora o que nos restava era o codinome de cidade considerada por muitos uma das mais corruptas da Paraíba.

Alguns desmandos foram explícitos na imprensa paraibana, tais como: Desvios de verbas; obras que não saíram do papel; ex-gestor preso por ter abusado de um benefício judicial; apropriação indevida e desvio de cerca de R$ 700.000,00 (Setecentos mil reais); salários atrasados, lixo nas ruas e dívidas de toda a ordem; contas rejeitadas pelo TCE/PB; o município recebeu uma auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) por ocasião do Programa Corrupção Zero do Governo Federal e constatou segundo relatório, inúmeras irregularidades.

É vergonhoso ver nossa história sendo feita em alicerces da corrupção e abuso de poder, mas ainda havia esperança para o povo pirpiritubense.

No dia 5 de outubro de 2008 o povo pirpiritubense deu seu grito de liberdade, deu o não a corrupção, elegendo ao cargo de prefeito Rinaldo Guedes.

Temos um gestor do campo, simples, tímido, sem as artimanhas dos “políticos” já conhecidos pela população.

Com o slogan “honestidade e dedicação ao povo” essa nova administração vem fazendo jus a cada voto computado nas urnas, a cada grito em seu nome, com menos de onze meses de trabalho já fizemos o que muitos em toda história não o fizeram.

Para se ter uma idéia; trouxemos vários cursos profissionalizantes em parceria com o SEBRAE, o qual premiou nosso governo com o titulo de prefeito empreendedor de 2009; reforma da quadra de esportes da Escola Humberto Lucena; promoveu o maior campeonato de futsal já visto em nosso município, onde foram realizadas várias doações de bolas, troféus, uniformes padronizados para cada time e etc.; reforma das estradas que dao acesso a zona rural; fornecimento de tratores para arar as terras das pequenas propriedades rurais facilitando assim a vida do povo do campo; conferências com o intuito de melhorar os setores de atendimento ao público e construção de cinquenta casas que será a realização de um sonho de cada beneficiário que hoje não tem uma moradia digna.

São tantos feitos realizados em menos de onze meses que fica difícil de numerá-los, porém foram descritos a cima alguns como forma de prestação de contas a esta gente querida de nossa terra tão sofrida, que agora se sente mais a vontade para dizer: “sou pirpiritubense”.

Hoje podemos dizer que ainda há esperança, para frente Pirpirituba com honestidade e trabalho vamos reescrever nossa história de verdade.

www.pirpiritubaemfoco.blogspot.com

Nenhum comentário: