quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

QUEM SOMOS?

Dados

Pirpirituba, na língua Tupi significa "onde nasce o junco", que se trata de uma planta abundante na região. Os primeiros habitantes do município foram os índios potiguares. Também foi uma das primeiras regiões paraibanas a receber a presença do homem civilizado. Primeiramente a cidade pertencia a Guarabira, sua emancipação, porém se deu a 02 de dezembro de 1953.

Uma numerosa tropa holandesa comandada por Elias Herckman esteve na serra da Cupaoba em 1941, desbravando assim a região em busca de ouro. Os primeiros núcleos que surgiram naquela região foram as fazendas de gado.

Localização

O município está localizado na Microrregião de Guarabira na Mesorregião do Agreste da Paraíba. Possui uma área de 83km². A cidade situa-se a 06º46'48" de latitude sul e 35º21'55" de longitude, sua altitude é de 102 metros acima do nível do mar.

A distancia do município para a capital João Pessoa é de 106km

Acesso

As principais vias de acesso, que cortam o município são as rodovias PB 055 e BR 230, além das estradas municipais um total de 84Km, dos quais 17Km são pavimentados e os demais em seu estado natural.

Limites

Limita-se ao Norte com Belém, Bananeiras e Sertãozinho, ao Sul com Guarabira, Araçagi e Pilõezinhos ao Leste com Sertãozinho e ao Oeste com Borborema.

Clima

O clima do município é quente e seco com máximas de 36 graus e mínimas de 25 graus: o período de chuvas se concentra nos meses de maio, junho e agosto. Sua precipitação pluviométrica é de 1.509,80mm/ano.

Relevo

Possui relevo baixo com algumas elevações, tendo como ponto mais alto o Pico da Serra da Jurema, onde está localizada a Torre da Embratel. Existe na cidade a Barragem Senador Humberto Lucena que serve de fonte de abastecimento d'água de Pirpirituba e de outros municípios da região.


www.pirpiritubaemfoco.blogspot.com

Nenhum comentário: