segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto Saúde Viva








No último dia 03 de junho, às 8 horas, na rua Presidente João Pessoa - centro da cidade, aconteceu um evento da Secretaria de Saúde em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social e Educação. O referido evento tratava-se de um Projeto Intitulado pela Drª Harlanne Herculano como Projeto Saúde Viva, esse projeto surgiu mediante a necessidade de fortalecer a atenção Primária neste município, promovendo saúde e educação ao mesmo tempo, como forma de qualificação na assistência do SUS. Esse projeto foi bem articulado com demais coordenações que compõem a ESF no âmbito municipal.

Nesta manhã fora oferecidos serviços assistenciais de forma educativa, criando vínculos com a população, ouvindo suas sugestões acerca das necessidades conforme nossa realidade. A organização das tendas foi um cuidado prioritário da secretária de saúde que as identificou conforme os temas propostos pela equipe que se responsabilizaram em desenvolver cada tema com educação e assistência, não é o suficiente fazer, mas saber ser, dizer, orientar o que e o porquê.

A Tenda da ouvidoria teve como foco a Participação Social, as responsáveis por essa tenda tratou de ouvir as sugestões dos participantes que em sua maioria referiram gostar muito do evento, de que mais gostaram e o que poderíamos oferecer em próximos eventos. Nela se fez presente o Prefeito (Rinaldo de Lucena Guedes), primeira dama (Luciana Guedes), a farmacêutica e a secretária municipal, que além de ouvir sugestões da população estava a todo tempo apoiando os profissionais.

Houve consultas médicas especificamente para Hipertensos e Diabéticos com o Dr Gustavo e Prevenção do Câncer de mama e colo uterino com o Dr Raimundo Lourenço, que atentos as necessidades não se prenderam apenas a essas prevenções, mas atenderam crianças com febre, e algumas urgências que surgiram durante o evento(casos inusitados).Caracterizando uma assistência holística, conforme as necessidades. Garantindo a universalidade e equidade.

Na Tenda do PSE, a estratégia foi realizar escovação supervisionada aos pequenos alunos da rede pública, precisamente da Escola Municipal Humberto Lucena e Mons José Coutinho,as crianças receberam seus Kits escova,(creme dental e escova dentro de uma sacolinha),muitas crianças saíram felizes com esse simples brinde de incentivo, e mais prendadas em relação a escovação correta, orientadas pela Drª Cristine. Na unidade móvel Drª Elaine cuidou da higiene oral com remoção de tártaro, aplicação de flúor, etc. O Dr Péricles fez amostra de próteses, e orientações acerca do cuidar com as mesmas. Nas tendas um número bastante elevado de pessoas estavam satisfeitas com o bom atendimento.

Na tenda da Educação em Saúde a Drª Rosane juntamente com professores da rede municipal e Alexandre coordenador do IEC, focaram a prevenção do Enfisema Pulmonar, consequência do Tabagismo, usaram da criatividade para chamar atenção dos participantes, ofereceram lanches em sua tenda para atrair os usuários e fazerem abordagens necessárias para orientar e conscientizar o mal que traz o uso do cigarro na vida do fumante. Na tenda do Hiperdia, realizaram aferição das PA e teste Glicêmico, os usuários que apresentaram alterações em seus resultados foram encaminhados para atendimento médico imediatamente. O Dr Gustavo deu esse suporte. Realizaram 100 testes glicêmicos, mas poucos apresentaram alterações. Na tenda do Planejamento familiar a Drª Ytalange ofereceu contraceptivos, mostrou todos os métodos disponíveis em nossa rede assistencial, os casos novos eram e encaminhados ao médico. A Drª Ytalange realizou orientações referentes ao planejamento, prevenção de DST/AIDS e mais doenças causadas através do sexo sem proteção, deixando disponível camisinhas para usuários sentirem-se a vontade em adquirir.

Na tenda da vigilância em Saúde o Foco permaneceu sendo a Dengue, uma preocupação diária, realizou-se orientações de como cuidar para não ocorrer a proliferação do mosquito. Foi mostrado o ciclo reprodutivo do mosquito em caixas cedidas pela segunda gerência, amostra Dops equipamentos utilizados por nossos Agentes de Combates as Endemias. Exposição das visitas realizadas em domicílios e comercio, uma intervenção realizada pela Drª Regina (veterinária e Coordenadora da Vigilância Sanitária).

Na tenda dos Agentes Comunitários de Saúde o enfoque foi as suas atribuições perante a comunidade a ser por eles assistida, bem como apoio do Projeto Itinerante que apresentou uma peça com enfoque na Dengue (Teatro com fantoches),mostrando a população os riscos que devem ser evitados de forma divertida. Contamos com a presença de alguns secretário parceiros no qual a secretária de saúde Joana D`arc faz questão de agradecer pelo apoio: O secretário de Pilões por sua vinda para prestigiar nosso primeiro evento, a secretária de Sertãozinho(Márcia Mouzinho) por ter cedido o escovódromo, o secretário de Alagoinha por sua unidade móvel Odontológica, a secretária de Duas estradas, a secretária de Desenvolvimento Social(Niedja Fabiana), da Secretaria de Educação (Verônica Costa). Em especial o apoio incondicional da Farmacêutica Harlane Herculano, as coordenações que contribuíram com seus trabalhos, dando orientações cruciais para melhorar a qualidade de vida da população pirpiritubense.

“Esse projeto será contínuo em nosso município”. Afirma a secretária de saúde que pretende expandir a Educação em Saúde aos profissionais e usuários.

Um comentário:

Bananeiras Online disse...

Olá, parabéns pelo blog, já estou seguindo e gostaria da sua parceria para seguir o Bananeiras Online também, aguardo a sua visita.